A água é um dos recursos naturais mais essenciais, e que é mal utilizado e desperdiçado por muitas pessoas. Mas isso tem começado a mudar, e para essa mudança, o mercado tem disponibilizado algumas opções, tecnologias, metodologias para economia e reaproveitamento desse recurso natural tão essencial para a vida do ser humano.

Veja 3 tecnologias dentro do processo de construção da engenharia civil que auxiliam na economia de água:

  1. Sanitários a vácuo

Os sanitários a vácuo são uma tecnologia ainda pouco difundida na construção de edificações, mas com um potencial enorme, devido a economia de água. Essa economia de água é possível pois este sistema reduz drasticamente o uso da água, reduzindo assim os custos do consumo de água e esgoto, além do valor agregado a edificação, por se preocupar com o uso dos recursos naturais, além do impacto ambiental do esgoto gerado.

  1. Metais Sanitários

Hoje um dos vilões do consumo de água em qualquer tipo de edificação, são os metais sanitários, como torneiras e registros, os quais muitas das vezes são adquiridos por custo ou design, e não pelas suas características que podem auxiliar em alguns casos em torno de 50% no consumo de água.

Nas torneiras temos características como arejador, o qual dá a sensação de quantidade maior do que a que está sendo utilizada, além de garantir conforto ao se lavar as mãos; temos também as tecnologias de acionamento do fluxo de água através de sensores de proximidade, e por pressão temporizada, ambas contribuindo bastante para a economia.

  1. Reuso e Reaproveitamento de Águas

Outras tecnologias que já tem sido utilizadas, e contribuem para economia deste recurso natural, é o reaproveitamento das águas das chuvas recolhidas por telhados, que podem ser verdes para utilizações simples, como lavação de pisos de garagens e irrigação de jardins, bem como em utilizações que demandam um tratamento melhor, para utilização em vasos sanitários, e inclusive lavatórios, dependendo do nível de tratamento que podemos ter desta água.

Muitos tem se preocupado em reutilizar a água, e cada vez mais a engenharia desenvolve tecnologias para promover essa economia e contribuir para a preservação do nosso meio ambiente. O que você pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário.

Voltar