Quem disse que mudar um pouquinho a rotina não pode ser uma forma de arejar a cabeça com novas ideias? Existem filmes que são uma verdadeira aula e que todo engenheiro (ou aspirante a) deveria assistir! Confira 5 deles nessa lista que fizemos para você:

  1. A Ponte do Rio Kwai (1957)

A Ponte do Rio Kwai conta como prisioneiros de guerra britânicos construíram uma ponte ferroviária na Tailândia, com pouquíssimos recursos, em plena Segunda Guerra Mundial. Os desafios, no entanto, não foram poucos, o que faz com que esse filme seja uma grande lição de planejamento, gerenciamento e execução de obras, principalmente para engenheiros civis!

  1. Piratas do Vale do Silício (1999)

O filme mostra a história de Bill Gates e Steve Jobs e do crescimento de suas empresas, Microsoft e Apple, no Vale do Silício desde o início da década de 70. O enredo traz dicas importantes de empreendedorismo, inovação, comunicação, negócios e, principalmente, de engenharia da computação.

  1. O Jogo da Imitação (2014)

O filme conta a história do matemático Alan Turing, que durante a Segunda Guerra Mundial recebeu a missão de desvendar o Enigma, um código que os alemães usavam para se comunicar com suas tropas e submarinos secretamente. O matemático, que tem dificuldades de relacionamento, passa a liderar uma equipe e é responsável pela criação de uma máquina que pretende decodificar o sistema secreto de mensagens em 18 horas!

  1. Uma Mente Brilhante (2002)

Uma Mente Brilhante conta a história de John Nash, matemático surpreendente e destaque no século XX, que desenvolveu importantes teorias. Nash, apesar de toda a sua genialidade, tem que aprender a conviver com uma séria doença, a esquizofrenia, que faz com que seu relacionamento interpessoal seja cheio de problemas. O filme mostra a trajetória do matemático, que apesar de todas as dificuldades, foi ganhador de um prêmio Nobel em sua carreira.

  1. Estrelas Além do Tempo (2017)

O filme conta a história de mulheres negras que fizeram história na NASA, atuando como calculistas, programadoras e engenheiras, em uma época marcada pelo preconceito e pelo sexismo. Suas personagens fortes mostram a determinação que muitas vezes é necessária para se destacar em um ambiente hostil e injusto.

Voltar