1. The Queensferry Crossing (Escócia)

A construção da ponte começou em 2011 e foi finalizada em 2017. Com 2,7km, ela é a ponte mais longa do seu tipo (ponte suspensa com três torres) no mundo e foi muito esperada pelos motoristas locais, que agora contam com uma viagem sem filas que liga Edinburgh a Fife.

A ponte possui um sistema que reduz a pressão do vento nos veículos, o que diminui o risco de fechamento da ponte devido a fortes ventos. O projeto foi idealizado para que a ponte transporte 24 milhões de veículos por ano. As estimativas de projeto são de que ela dure 120 anos, com manutenção mínima, podendo atingir os 150 anos. O custo foi de 1,3 bilhão de libras.

 

  1. Shanghai Tower (China)

A construção foi iniciada em 2009 e a inauguração ocorreu em 2015. Com 632 metros de altura, é uma das construções mais eficientes em termos de energia no mundo (com LEED Platinum). A forma espiralada está relacionada à redução de 24% nos esforços causados pelo vento.

 

  1. Hong Kong-Zhuhai-Macau Bridge (China)

A ponte que interliga Hong Kong a Zhuhai e Macau é a maior travessia marítima já construída. Pontes, ilhas artificiais e túneis fazem parte da construção de mais de 50km. A estimativa é de que ela dure 120 anos até requisitar intervenções significativas. O início das obras foi em 2009. A previsão de término era para 2017, mas alguns atrasos prorrogaram a data para 2018.

 

  1. Central Park Tower (Estados Unidos)

O início da obra foi em 2014 e a previsão de término é em 2021. Na construção, localizada em Nova York, são usadas técnicas e recursos para redução das emissões, otimização da circulação de ar e controle climático. As características fazem com que o edifício de 472 metros de altura seja sustentável. Além disso, o projeto é extremamente luxuoso.

 

  1. Jeddah Tower (Arábia Saudita)

O início da obra foi em 2013. Quando finalizado, com previsão para 2021, será o edifício mais alto do mundo, com 1km de altura. Ele ultrapassará o Burj Khalifa, que atualmente ocupa o posto de mais alto, com 826 metros. Além disso, o Jeddah Tower será um arranha-céu sustentável. O custo é estimado em 1,23 bilhão de dólares.

Voltar