Recentemente, muitas empresas começaram a adotar uma série de práticas sustentáveis em suas estruturas de negócio.

O objetivo de produzir sem agredir tanto ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, agregar valor à marca da empresa por meio do reconhecimento dos clientes sobre a qualidade do seu processo de produção, tem motivado que muitos empresários se conscientizem sobre os benefícios trazidos por práticas inovadoras que causam menos prejuízos à natureza.

A seguir, escolhemos alguns materiais que podem fazer do mercado da Construção Civil, um ambiente mais ecológico, consciente e, principalmente, sustentável:

1) Tijolo feito com resíduos de plásticos que foram retirados dos oceanos

Essa ideia veio de um neozelandês chamado Peter Lewis. Ele trabalha atualmente em uma startup americana, a ByFusion, e tinha como principal objetivo na empresa criar uma alternativa para a Construção Civil em que pudesse aproveitar os resíduos plásticos que são retirados dos oceanos.

2) Placas e telhas que são produzidas com material vindo de tubos de creme dental

Esses tipos de placas e telhas são vantajosas tanto para o meio ambiente, quanto para o consumidor final, pois eles são compostos de 25% de alumínio e 75% de plástico do tipo PEBD, ou seja, apresentam baixa densidade.

3) Pneus Reciclados

A reciclagem de pneus já é uma realidade tecnológica de muitos países que viram nessa iniciativa, um grande investimento para beneficiar o meio ambiente ao seu redor, além de ser uma técnica que gera bastante reconhecimento na sociedade em geral.

4) Tijolos feitos de Terra Compactada

O processo de fabricação do tijolo feito de terra compactada envolve uma mistura feita de terra úmida, com uma substância mais resistente como argila ou cascalho e um produto estabilizador, o concreto.

5) Vidros Eletrocrômicos

Essa sim é uma novidade bastante recente no mercado. Conhecidos popularmente como os Vidros Inteligentes, esse material permite controlar o tamanho do espaço que será atingido por uma iluminação solar.

Os vidros inteligentes também mudam de cor de acordo com o nível da potência de energia elétrica que estão usufruindo no momento. Quando está desligado, esse vidro fica opaco. Quando ligado, transparente.

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião e compartilhe com seus amigos.

Voltar