A ABNT é responsável por normatizar quaisquer atividades técnicas no país, fornecendo a base necessária para o desenvolvimento de tecnologias. Na construção civil, por exemplo, há diversas Normas que regulamentam a qualidade da estrutura, vedações, instalações, pisos, coberturas, segurança, conforto e resistência para o empreendimento construído.

Veja alguns exemplos:

-Estrutura

A estrutura não pode apresentar nenhuma anomalia em suas paredes, tanto na parte interna quanto na externa. Ou seja, não deve haver nenhum tipo de falha ou rachadura quando ela for submetida a uma determinada força.

-Coberturas

Para as coberturas, o pé-direito mínimo de uma residência deve ser de 2,5 metros de altura, com variações nos corredores e nos banheiros. Esse elemento possui pesos variados para aguentar incêndios por um determinado período sem ceder.

-Sistemas hidrossanitários

Todas as edificações devem estar conectadas à rede de esgoto ou a sistemas próprios para tratamento dos resíduos domésticos. Do mesmo modo, a norma estabelece a pressão e o peso que os canos d’água devem suportar para não gerarem vazamentos e infiltrações.

-Vedações

As vedações de paredes, de acordo com as normas da ABNT, devem assegurar a estanqueidade, ou seja, devem ser impermeáveis à passagem de líquidos, impedindo problemas de infiltração.

As normas da ABNT garantem maior qualidade à sua obra. Essas especificações técnicas acompanham as inovações tecnológicas e exigências do mercado, promovem uma execução mais rápida e de melhor qualidade.

Viu como é importante trabalhar com materiais que atendam às normas da ABNT? Você adota alguma dessas técnicas? Aqui na Artefatos Confiança nossos produtos são produzidos de acordo com as normas ABNT 7229 e 13.969 exigidas no setor. Fale já conosco e conheça melhor nossos produtos.

Voltar