BRASIL PRECISA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA VOLTAR A CRESCER

Ela é considerada o “termômetro da economia”. Se a construção civil está bem, o Brasil está bem. Estima-se que são cerca de 15 milhões de pessoas trabalhando no setor, considerando empregos formais, informais e indiretos. É uma cadeia gigante. A notícia boa é que agora ela começa a sinalizar a retomada do crescimento. Em junho deste ano, as contratações com carteira assinada nas obras superaram as demissões, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Mas por que isso é bom para o país?

Na prática, a melhora do cenário na construção civil tem impacto em diversos outros campos da atividade econômica. Os investimentos em obras impulsionam áreas importantes para o desenvolvimento urbano. A construção de mais moradias diminui o déficit habitacional, a ampliação do saneamento básico melhora as condições de saúde da população e a expansão da mobilidade urbana oferece praticidade ao cotidiano, trazendo qualidade de vida.

Além disso, à medida que as pessoas voltam aos seus postos de trabalho, as famílias recuperam sua capacidade de consumo, o que faz o comércio enxergar melhoras nas vendas, aumentando também a demanda da indústria. Com tudo isso, o governo também ganha pois a cada R$ 100 investidos na construção, R$ 25 voltam para os cofres públicos em forma de imposto e segundo o Secovi-SP, houve um crescimento próximo de 10% em vendas e lançamentos imobiliários esse ano.

Você concorda que o Brasil precisa da construção civil para voltar a crescer? Deixe abaixo a sua opinião.

Rolar para cima
Olá, precisa de ajuda? Fale conosco.