Desde já, agradeço.

Algumas peculiaridades das peças pré-moldadas em câmara única quando se refere em fossas e filtros é o desconhecimento da diferença entre ambos.

Por serem comumente usados em outros contextos, os leigos podem interpretar a norma de filtros anaeróbios de maneira incorreta. Primeiramente, um filtro é um produto diferente da fossa e não só um acessório, como nos filtros de automóveis ou de ar condicionado, por exemplo. Embora se pareça – externamente- muito com uma fossa, o filtro
possui o fundo falso que serve como base elevada da brita n04 jamais usar caliça, cascalho ou outras britas graduadas como 00 ou 01). Sendo que a composição Leito Filtrante + Fundo Falso deva ter no mínimo 1,20 m, ou
seja, 0,6 m para cada parcela. “A altura do leito filtrante, já incluindo a altura do fundo falso, deve ser limitada a 1,2 m”, sendo esse limite INFERIOR, ou seja MAIOR OU IGUAL A 1,2m “A altura do fundo falso deve ser limitada a 0,6 m, já incluindo a espessura da laje”.

Produto de diâmetro 3 metros e também 2,5 metros possuem suas partes de fundo falso partidas em 8 e 6 pedaços que possuem o formato semelhante a pedaços de pizzas, apoiadas em calços (geralmente na quantidade de 24 unidades) que ficam posicionadas na borda externa dessas peças.

Além disso, dois outros calços compõe a base do fundo falso ao serem distribuídos na junção das peças, sendo um bem o centro da divisa e outro posicionado mais no centro da peça como um todo. O espaço central deve ser respeitado para que haja a presença de um tubo de inspeção/limpeza do filtro e garanta a filtragem no fluxo ascendente. Instruções de instalação vêm acompanhadas das produtos vendidos.

Ótima compra!

 

-Texto de Paulo Paulo, engenheiro da Artefatos de Concreto Confiança

Voltar