Quem atua no mercado da construção com certeza já ouviu falar sobre os pré-fabricados de concreto. Eles são frequentemente ligados a características como obra mais rápida e redução do desperdício de materiais. Esse material virou uma tendência em construções comerciais, industriais e até mesmo residenciais. Você sabe como eles são feitos e por que adotá-los em seus projetos? Entenda agora mesmo!

Os pré-fabricados geralmente são produzidos utilizando concreto e aço e podem ser, por exemplo, de concreto armado ou concreto protendido. As peças são fornecidas em tamanhos e padrões definidos por normas e podem ser facilmente montadas pelos operadores na obra com o auxílio de equipamentos.

A fabricação acontece em um ambiente industrial seguindo padrões de qualidade e os materiais utilizados dependem da aplicação e resistência desejada. Algumas das principais normas relacionadas ao tema são:

ABNT NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado;

ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto;

ABNT NBR 7480 – Aço para estruturas de concreto armado;

ABNT NBR 7482 – Fios de aço para estruturas de concreto protendido;

ABNT NBR 7483 – Cordoalhas de aço para estruturas de concreto protendido.

São muitas as vantagens do concreto como matéria prima. O material já é consagrado pelo constante uso na construção civil e por isso está menos susceptível a falhas na execução. Ele também é mais simples e rápido de ser utilizado, e é muito resistente.

Pré-moldados de concreto é aqui na Artefatos Confiança. Venha falar conosco!

Voltar