O post de hoje é de utilidade pública! Hoje em dia é impossível pensar em engenharia sem pensar em sustentabilidade, e em tempos de crise, é importantíssimo que comecemos a pensar de verdade de forma sustentável, seja na reciclagem, no reaproveitamento da água, de energia e muitos outros. Pensando nisso, separamos algumas dicas simples para te ajudar a economizar energia, confira:

Chuveiro

Tome banhos de, no máximo, 10 minutos. Na posição verão a economia pode ser de até 30% da energia. Troque a resistência queimada, não faça remendos, é perigoso e desperdiça energia.

Geladeira

Degelo correto, o gelo acumulado faz o motor trabalhar mais.
Não seque roupas na grade traseira, o tecido também força mais o motor.
Espere os alimentos esfriarem para colocar na geladeira.
Abra a geladeira o mínimo possível; abri-la faz com que o ar frio escape e o motor trabalhe mais para esfriá-la novamente. Instale a geladeira em local ventilado, longe do fogão e de áreas expostas ao sol.

Áreas externas também podem economizar

Se possível, utilize aparelhos que utilizam sensores de movimento para as luzes acenderem apenas em momentos específicos, e temporizadores para que as luzes acendam apenas no período noturno.
Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED. Uma fluorescente de 40 watts ilumina mais que uma incandescente de 150 watts, e dura dez vezes mais.

Utilize cores claras nas paredes, elas ajudam na dispersão da luz.

Ferro de passar

Passe o máximo possível de roupas de uma só vez, para ligar o ferro apenas uma vez. Passe as roupas que precisam de menos calor por último, depois de desligar o ferro, aproveitando enquanto ele ainda está quente.

Você acredita que está consumindo menos energia que o que vem na sua conta de energia?

Então faça um teste para saber se há algum ponto de fuga de energia na sua casa. Você vai apagar todas as luzes e desligar todos os aparelhos elétricos, após alguns minutos, o medidor de luz deve estar totalmente parado. Se ele continuar girando, procure imediatamente um eletricista.

Voltar