Arquitetura sustentável é uma maneira de criar projetos arquitetônicos que causem menos impacto ao meio ambiente. O uso de energia solar, materiais recicláveis e estruturas pré-moldadas são exemplos de ações sustentáveis na arquitetura.

Ela já deixou de ser uma tendência para se tornar uma regra na maioria das construções, e hoje os projetos mais valorizados seguem a linha da sustentabilidade não só para poupar o meio ambiente, mas também para dar mais qualidade de vida às pessoas.

Cheia de vantagens e benefícios, a arquitetura sustentável pode ser incluída se você conhecer as dicas certas. Vamos ver quais são elas para adotá-las?

  1. Adeque seus projetos às legislações

O simples ato de descartar corretamente o lixo das obras já é uma atitude positiva. A ideia é reduzir o impacto ambiental, evitar desperdícios e ainda gerar uma economia em dinheiro, tanto para o cliente quanto para o arquiteto.

  1. Aposte em soluções tecnológicas

Hoje, muitas soluções sustentáveis no mercado existem graças à tecnologia: revestimentos à base de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, materiais sustentáveis utilizados em móveis para áreas externas, pisos que imitam madeira, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, e por aí vai.

  1. Reutilize materiais de construção

Madeiras, metais e cerâmicas, por exemplo, que viram entulhos, ainda podem ter serventia em novos projetos arquitetônicos sustentáveis.

  1. Poupe a natureza nos seus projetos de arquitetura sustentável

Já não é mais novidade que os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos. Por isso, é fundamental ter uma mentalidade sustentável na hora de construir projetos arquitetônicos. Para que isso seja possível, algumas alternativas podem ajudar, como é o caso da inclusão da construção de uma cisterna que armazene a água da chuva.

  1. Crie indicadores para monitorar os consumos do projeto

Para saber se as tecnologias adotadas e as práticas sustentáveis estão, de fato, funcionando, é interessante criar indicadores, de forma que você consiga monitorar esses detalhes.

Essas informações vão permitir que você calcule se realmente está sendo positiva a aplicação das soluções sustentáveis nas obras.

Gostou das dicas sobre arquitetura sustentável? Esperamos que sim! Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog.

Voltar