Engenharia reversa é o processo de analisar o funcionamento de um dispositivo ou sistema, através da observação de sua estrutura, função e operação. A técnica consiste essencialmente em descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de uma máquina por meio do desmanche e fracionamento de suas peças.

A Engenharia Reversa pode ser observada desde cedo na vida das pessoas quando, por exemplo, uma criança desmonta um brinquedo ou algum aparelho eletrônico para entender como eles funcionam, essa ideia de se desmontar e estudar o funcionamento de um brinquedo ou aparelho qualquer vai além de uma brincadeira. A técnica consiste essencialmente em descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de uma máquina por meio do desmanche e fracionamento de suas peças.

Surgimento

Durante a Segunda Guerra Mundial, houve um grande uso da engenharia reversa, quando os japoneses começaram a estudar as armas de seus inimigos, desmontando-as e entendendo o funcionamento.

Entretanto, a engenharia reversa não é utilizada somente para copiar produtos, e sim para entender o funcionamento de algo e com isso aprimorá-lo e até desenvolver uma nova tecnologia através dele.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à engenharia e construção civil? Continue acompanhando os conteúdos da Artefatos Confiança aqui no nosso blog!

Voltar