Muitos tem ouvido falar em sustentabilidade, em edifícios verdes, edifícios saudáveis, edifícios com certificação LEED, e sempre quando se fala nesses edifícios, ouvimos falar sobre telhados verdes e ecotelhados, mas o que é isso? É uma boa opção? Pode ser aplicado em qualquer edificação?
Telhados verdes são soluções arquitetônicas que consistem no uso da cobertura de uma edificação para contribuir com o meio ambiente, seja através da produção de energia fotovoltaica, armazenamento de água laminar (ecotelhado), ou na aplicação de uma camada vegetal sobre uma base impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.
Quais os benefícios dos Telhados Verdes?
A solução agrega conforto térmico e acústico, o que minimiza gastos energéticos com aquecimento e refrigeração, constituindo-se numa solução para a economia de energia. É uma solução estética, pois tem o intuito de valorizar uma área que, normalmente, é subutilizada, fazendo que a laje/cobertura de uma edificação se transforme em um jardim suspenso.
Telhados verdes devem ser aplicados sobre superfícies impermeabilizadas e aptas a receber uma camada de substrato e ou módulos plantados. Os projetos com telhados verdes são bastante flexíveis e podem contemplar todas as necessidades, ou seja, do cultivo de alimentos à áreas acessíveis, como jardins suspensos, até ao armazenamento de água com produção de energia fotovoltaica. No entanto, na definição do projeto, é importante optar por plantas robustas e com pouca manutenção e consumo de água.
Se você pretende instalar um telhado verde em sua edificação, consulte sempre uma empresa especializada, de forma a evitar problemas com a escolha das plantas e sua sobrevida depois de plantadas sobre o teto, bem como os cuidados necessários para ter um telhado sempre verde e saudável e que possa ser aproveitado ao máximo.

Voltar