Para manter a competitividade no mercado de trabalho, o profissional de engenharia civil precisa estudar e se atualizar ao longo de toda a carreira. A produtividade no canteiro de obras está diretamente ligada ao nível de conhecimento dos profissionais envolvidos nos projetos de construção civil.

Para você se aperfeiçoar, trouxemos hoje uma lista com 12 cursos online gratuitos para engenheiros civis. São cursos em áreas-chave, como gestão de projetos, comunicação, liderança, sustentabilidade, qualidade e administração, para complementar a formação de engenheiros e outros profissionais do setor da construção civil. Confira:

  1. Gestão de Projetos

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)

O curso aborda inovação em um contexto de grandes obras de infraestrutura vivido pelo Brasil nos últimos anos. O objetivo é estabelecer as diferenças para os engenheiros civis entre a gestão tradicional de projetos que cuida da rotina e a gestão de projetos que se preocupa com a inovação.

  1. Gerenciamento do Escopo de Projetos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Certifique-se de que o projeto realmente inclua todo o trabalho necessário para que obtenha sucesso. Um dos objetivos do curso é garantir que o escopo levante, acorde, documente e aprove as expectativas de todos os envolvidos.

  1. Processo de Comunicação e Comunicação Institucional

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O objetivo aqui é aperfeiçoar suas habilidades de se comunicar no contexto empresarial. São analisados os princípios fundamentais que regem a Comunicação como meio cultural capaz de gerar conhecimento, interação e troca de informações. Falhas de comunicação costumam ser um dos principais geradores de problemas no canteiro de obras, e este curso ajudará você a minimizar as falhas.

  1. Fundamentos da Administração

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo (USP)

Para serem bons profissionais e gestores, engenheiros precisam dominar alguns princípios básicos da Administração. Apesar de fazer parte de outra área de conhecimento, os conceitos da Administração são fundamentais para o gerenciamento de projetos, equipes e empresas. Dentre outros tópicos, o curso aborda itens como análise de sistemas e processos, planejamento estratégico, finanças e sucesso empresarial.

  1. Contratos e sua aplicação ao Direito Imobiliário

Instituição de ensino: Unieducar

Os contratos são um importante instrumento de vendas e negócios na engenharia civil. Um contrato mal feito ou sem minúcias pode trazer, além de constrangimentos, prejuízos financeiros e jurídicos graves para a empresa. O curso ofertado pela Unieducar aborda itens como os princípios sociais do contrato, propriedade e direitos reais, conceitos fundamentais para os profissionais responsáveis por planejamento e vendas dentro de uma construtora ou imobiliária.

  1. Motivação nas Organizações

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Engenheiros civis sabem que motivação no canteiro de obras faz toda a diferença. A proposta deste curso é analisar o processo motivacional, apontando os fatores decisivos para manter os colaboradores engajados e produtivos dentro da empresa.

  1. Fundamentos da Gestão de Custos

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Aprenda a diferenciar contabilidade gerencial de financeira em um curso centrado em contabilidade de custos. Este é um bom exemplo de conteúdo para melhorar noções de controle de gastos gerados tanto no escritório em empresas de construção civil quanto no canteiro de obras.

  1. Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Com suporte do Walmart Brasil, o curso apresenta conceitos ligados à sustentabilidade e provoca reflexão sobre hábitos e atitudes relacionados a esse importante tema. Os engenheiros civis terão condições de elaborar projetos ainda mais responsáveis do ponto de vista ambiental e social.

  1. Qualidade em Serviços

Instituição de ensino: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Como o próprio nome diz, o objetivo deste curso online gratuito é mostrar como encantar seu cliente. Ao trazer conceitos de qualidade no setor de serviços, ele analisa os modelos de gestão disponíveis nas empresas.

  1. Mapeamento de riscos profissionais

Instituição de ensino: LearnCafe

Seguir as normas técnicas de Segurança do Trabalho é atitude obrigatória para qualquer empresa – principalmente nas construtoras e empresas de engenharia. Neste curso, o profissional poderá aprender a criar um Mapa de Risco, identificando os riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e mecânicos aos quais os trabalhadores estão suscetíveis durante a rotina de trabalho.

Você tem outras sugestões de cursos online gratuitos para a nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Voltar