O sucesso na execução de um projeto depende que cada insumo esteja no lugar certo. Esta regra vale para todo o universo de materiais. E para maximizar resultados, reduzir custos e aumentar a produtividade na sua obra, a gestão de suprimentos na construção tem papel decisivo desde a preparação do orçamento até os acabamentos finais da construção.

Se quiser evitar problemas no seu empreendimento, conheça as 5 boas práticas na gestão de suprimentos na construção civil:

  1. Faça uma relação do que seu projeto precisa

Identificar as necessidades do projeto é o primeiro passo para ter eficiência na gestão de suprimentos. Ou seja, antes de orçar, comprar, contratar serviços e abrir espaço no canteiro de obras, tenha todas as demandas organizadas.

  1. Identifique as melhores opções entre fornecedores

Agora é hora de definir com quem comprar os suprimentos. Além de custos, qualidade dos produtos, flexibilidade e prazos, a seleção dos vendedores deve estar atenta à capacidade de produção e entrega.

  1. Monte um quadro de concorrência

A partir das informações dos fornecedores, você deve organizar uma comparação entre os concorrentes. Procure cruzar os prós e contras de cada um para identificar a melhor proposta.

  1. Lembre-se que preço na etiqueta não é tudo

Você já percebeu que a boa gestão de suprimentos na construção civil está diretamente associada a prazos, disponibilidade de mercadorias, qualidade e outras condições que vão além do custo. Imagine que uma empresa ofereça o menor orçamento, mas depois comprometa a execução do seu projeto com entregas atrasadas ou produtos defeituosos. Você vai perder tempo e dinheiro na busca por outro fornecedor! Para não ser surpreendido, fique atento!

  1. Aposte na sincronia com seu fornecedor

Enquanto você busca a melhor combinação de preços, prazos e qualidade, seu fornecedor também conta com sua preferência na hora de fechar negócio. Proponha um planejamento colaborativo, que concilie suas demandas com planos promocionais, políticas de fidelidade e lançamentos de novos produtos.

Se você seguir essas práticas, a gestão de suprimentos no seu empreendimento será beneficiada por uma série de vantagens, entre elas:

  • Fluxo de suprimentos contínuo
  • Melhores preços e prazos
  • Redução do tempo improdutivo na obra
  • Mais qualidade na construção
  • Maior produtividade
  • Mais competitividade

Todas essas etapas vão proporcionar maior assertividade na execução do projeto, minimizando a margem de erros operacionais e falhas em processos.

Voltar