As medidas de distanciamento da pandemia forçaram muitos segmentos a digitalizar processos que antes precisavam de mais contato humano. Com isso, o mercado adaptou-se e percebeu as facilidades encontradas ao utilizar a tecnologia como aliada. Nesse meio tempo, surgiu também a quinta geração de internet móvel (5G).

Por ser muito mais veloz, ter ampla cobertura e conexões mais estáveis, essa tecnologia vai auxiliar os trabalhos remotos e a troca de dados e informações, que se tornam praticamente instantâneas, esta tecnologia impacta diretamente na concepção de novos projetos.

Na última década a construção civil vem aderindo cada vez mais à tecnologia, utilizando recursos como BIM e softwares de gestão de obras para automatizar seus processos. Agora, com o 5G, ainda mais mudanças virão por aí.

O 5G também trará benefícios para o consumidor final, permitindo acesso à tecnologias construtivas diferenciadas, elevando seu nível de eficiência e conforto no dia-a-dia, e isso começa até mesmo na captação de novos clientes, que podem visitar virtualmente uma unidade através de realidade aumentada, tornando a experiência muito mais transparente e simplificada.

A tecnologia 5G também irá fazer mudanças nos canteiros de obras, que serão cada vez mais remotos. A conexão e rapidez possibilitam o monitoramento do canteiro e a operação de máquinas e veículos autônomos de vários lugares do mundo, tudo em tempo real.

O 5G é uma inovação tecnológica que irá transformar o futuro. Para estar preparado para essa transformação, é importante adaptar os processos da sua construtora e contar com uma equipe especializada.

Voltar