O setor da construção fica mais competitivo e exigente a cada dia e as empresas precisam otimizar seus processos construtivos, conseguindo assim entregar empreendimentos com maior desempenho, menos custos e tempo. Esse é o objetivo principal da gestão de projetos, aliando técnicas e metodologias para melhorar o controle da conformidade do projeto de construção, do orçamento e do cronograma da obra.

Sem uma boa gestão de projetos na construção civil, as empresas ficam à mercê dos imprevistos, tomando decisões e escolhas sem base em um planejamento e projetos prévios. Com uma gestão de projetos eficaz, é possível ter ganhos no lucro da obra, bem como na satisfação dos clientes, entregando o empreendimento com uma maior qualidade e no tempo combinado. Dessa forma, a empresa consegue se manter competitiva no mercado, utilizando os recursos de maneira mais inteligente e produtiva.

A etapa de planejamento é onde os profissionais analisam e definem todo o desenvolvimento que será realizado durante a execução e também pós-obra. Ou seja, nela estão inclusos os processos de orçamento e cronograma de obras. Já a etapa de projeto é quando todas essas informações são representadas em arquivos, desenhos e outros meios de registro. Sendo assim, o projeto é a parte onde os profissionais descrevem tudo que será feito, especificando melhor e mais detalhado possível todos os passos.

A gestão de projetos na construção civil é um meio eficiente de manter o controle nas obras, garantindo sempre a maior conformidade com os objetivos iniciais, aumentando a qualidade de todos os elementos construtivos e a produtividade. Os custos e o prazo de entrega também são otimizados quando a gestão é feita de maneira rigorosa, isso tudo reduz ainda os desperdícios, através do controle dos insumos e também da rápida tomada de decisões, possibilitando uma compra antecipada e segura.

Voltar