As novas tecnologias influenciaram (e muito) na modernização da indústria como um todo. Algumas das mudanças já são aparentes no mercado hoje, enquanto a expectativa para as novidades que estão por vir nos próximos anos aumentam cada vez mais…

Confira algumas das grandes mudanças para o futuro que merecem destaque na indústria da construção civil:

  1. Softwares de gestão e integração total

A primeira e mais esperada mudança está relacionada ao uso de softwares na Construção Civil. Com o uso de tecnologias voltadas para gestão, é possível integrar todas as áreas da empresa, pois permite o controle tanto dos processos e das atividades realizadas no escritório e na obra quanto da relação com os clientes, agregando mais valor ao serviço prestado.

2. Realidade Aumentada e Realidade Virtual

O uso de tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual vem ganhando espaço na Construção Civil. Com essa tecnologia o gestor de obra é capaz de ter informações detalhadas do projeto antes de executar, o que permite um planejamento mais assertivo de todas as atividades de obra. Isso implica em menor desperdício, menos atrasos e diminuição de custos extras ao longo de todo o processo, além de ser também uma vantagem no que diz respeito ao planejamento da segurança no canteiro de obras.

3. Força de trabalho

Todas essas mudanças previstas terão impacto no perfil dos trabalhadores da indústria da Construção Civil, que terá a oportunidade de atrair profissionais cada vez mais habilidosos, independente do cargo a ser ocupado. Isso porque o advento das novas tecnologias combinado com o uso de softwares tornará as carreiras do setor cada vez mais promissoras.

4. Sustentabilidade

Apesar dos benefícios de adotar uma abordagem sustentável na hora de construir, muitos ainda são relutantes com relação ao conceito “green” por conta dos altos investimentos necessários na escolha de materiais.

É evidente que a indústria da construção civil está caminhando para uma era na qual o uso de tecnologias de ponta está cada vez mais eminente. A utilização de softwares de gestão para integrar todas as fases do projeto é o primeiro passo para melhorar os processos da sua empresa e aumentar o rendimento e a lucratividade do seu escritório.

Voltar