Não são raras as vezes em que, devido a problemas diversos, se faz necessário realizar retrabalhos em canteiros de obras. Entre os prejuízos mais comuns desse tipo de atitude estão a maximização dos gastos com materiais, perda de mão de obra devido ao fato de ocupar os funcionários novamente com algo que já foi feito antes e uma expressiva redução dos lucros. Por isso, é importante aprender como eliminar o retrabalho nos canteiros de obras.

Principais causas do retrabalho nos canteiros de obras:

É possível citar como a causa principal do retrabalho nos canteiros de obras a falta de comunicação entre o gestor e o empreiteiro, que ocasiona divergências entre o projeto que está no papel e a execução.

Também não podemos deixar de frisar a falta de capacitação dos empreiteiros, tanto no que tange à qualidade de execução da obra quanto à destreza em analisar projetos. Sem contar que, muitas vezes, são fornecidas ferramentas inadequadas para o trabalho.

Mas não se preocupe, existe solução!

Soluções para eliminar o retrabalho nos canteiros de obras:

Atualmente existem sistemas que permitem a sincronização de dados e a emissão deles entre a central e o empreiteiro. Também é importante investir na capacitação dos funcionários através de cursos. Com isso, consegue-se uma maior agilidade na execução das obras previstas e um índice menor de erros, o que vai eliminar significativamente o retrabalho em qualquer canteiro de obras!

Voltar