O processo de compras e gestão de materiais são de extrema importância para a realização de uma obra, seja em um projeto de uma grande construtora ou de uma reforma domiciliar. A pesquisa de preços é importante, mas está longe de ser o único fator de atenção.
Confira alguns desses fatores:
Ciclo de vida – Cada material tem um ciclo de vida diferenciado, com prazos específicos para sua aplicação antes que possam ter desempenho comprometido.
Necessidades do projeto – Conhecer profundamente o projeto é essencial na definição dos materiais. Além de fatores como resistência, segurança e durabilidade, relevantes em qualquer obra, diferentes projetos são concebidos com objetivos ímpares, o que certamente impacta na tomada de decisões.
Estética – A estética é um dos pontos chaves de um projeto, passando desde a concepção da estrutura externa a detalhes e acabamento interno. Consequentemente, isso impactará na escolha de materiais e estruturas utilizados.
Logística – Independente da dimensão do projeto, as operações e estrutura voltadas de logística são essenciais para o bom andamento da obra.
Sustentabilidade – O mundo todo está em busca de um desenvolvimento mais sustentável, e na construção civil isso não poderia ser diferente. Processos e produtos que geram menos impactos ao ambiente ganham cada vez mais espaço no mercado.
Cuidado com produtos fora de linha – Esse ponto é mais voltado para reformas e construções internas. Alguns tipos de materiais, normalmente usados no acabamento como pisos e azulejos, saem de linha com frequência.
Siga essas dicas e tenha sucesso na sua construção!

Voltar