Existem várias ferramentas usadas por engenheiros nos escritórios e canteiros de obras. Abaixo listamos 5 que são consideradas indispensáveis entre os profissionais da área. Confira:

  1. Tabela SINAPI

A tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) é disponibilizada e atualizada mensalmente pela Caixa Econômica Federal. Ela apresenta preços e composições dos mais variados serviços e materiais de construção civil.

  1. Métricas de produtividade

Saber mensurar questões como a produtividade e a qualidade dos serviços é uma tarefa complexa. Por isso, existem métricas como número de retrabalhos e não conformidades que, através de indicadores, ajudam os profissionais a ter controle sobre os níveis de qualidade e produtividade nas diferentes etapas.

  1. BIM

A tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção), muito utilizada nos projetos construtivos, disponibiliza uma gama de funcionalidades que torna as informações mais interativas, densas e integradas.

Através dessa ferramenta, é possível visualizar o projeto em 3D, realizar testes e atribuir informações para cada detalhe construtivo.

  1. Dispositivos móveis

Os dispositivos móveis se tornaram indispensáveis no cotidiano de um engenheiro. Isso porque, com a mobilidade, eles permitem uma comunicação remota e instantânea, o uso de softwares especializados e um registro mais detalhado de fotos, vídeos e áudios.

Dessa forma, o engenheiro consegue acompanhar de maneira mais eficiente as frentes construtivas. Além disso, é possível tomar decisões de forma mais rápida e enriquecer as informações coletadas no canteiro de obras.

  1. Software de gestão de obras

Um software de gestão de obras oferece soluções especializadas para as mais diversas etapas construtivas. A implementação de um software permite uma melhor coleta, organização, análise e integração dos dados, tanto de projetos quanto do canteiro. Além disso, ele automatiza processos, dando maior agilidade para a construção e reduzindo desperdícios.

São várias as ferramentas usadas por um engenheiro civil que existem no mercado, cada uma com sua função e finalidade. Por isso, os profissionais precisam se manter informados, tanto em notícias do setor de construção quanto em inovações tecnológicas.

Quer ficar atualizado sobre o mercado da construção civil? Então siga acompanhando nossos conteúdos aqui no blog, até a próxima!

Voltar