O processo de planejamento e controle de obras costuma ser pensado em conjunto no planejamento da engenharia civil, mas engloba duas etapas distintas.

A primeira etapa, o planejamento, começa na própria concepção do projeto do empreendimento e envolve todos os processos anteriores à execução.

No planejamento são definidos os objetivos e metas que a construção deverá cumprir, como a qualidade esperada, os gastos máximos e os prazos de entrega. É nesta etapa que são decididos o orçamento de obras, o cronograma, os métodos construtivos adotados, os equipamentos, materiais e a mão de obra necessária.

Já o controle é uma etapa que ocorre logo após o planejamento, em paralelo com a execução dos serviços. No controle é que o profissional responsável, geralmente um engenheiro civil, vai conferir se tudo está sendo executado conforme o planejado. Além disso, é no controle das obras que os problemas serão identificados e as soluções decididas, garantindo que a obra não extrapole os prazos, o orçamento e resulte na qualidade definida no planejamento.

O planejamento e controle de obras são processos que se interligam e dependem um do outro. Quanto mais detalhado e elaborado o planejamento, mais eficiente e ágil será a etapa do controle.

Confira alguns pontos sobre a importância e as vantagens de um bom planejamento e controle de obras:

– Servir de base para a execução

– Garantir o cumprimento das normas

– Evitar o acúmulo de problemas

Nem sempre é fácil seguir os processos de planejamento e controle de obras à risca. Cada etapa é cheia de detalhes e envolve muitas particularidades, uma das formas de garantir que todos estejam na mesma página, do início ao fim da obra, é investir em treinamentos e manter o canal de comunicação sempre aberto e transparente. Uma equipe que está a par sobre o cronograma, os possíveis empecilhos que podem surgir e as expectativas relacionadas ao projeto tende a falar a mesma língua e fazer um esforço conjunto em prol do coletivo, trazendo um resultado de sucesso ao fim da execução do projeto.

Voltar