Fossa séptica na Vida Real – Saiba sua importância

A fossa séptica nada mais é do que a primeira etapa de um sistema de tratamento de esgoto sanitário, que atua química e fisicamente, tratando água em uso vinda dos vasos sanitários para que possa ter os parâmetros mínimos que a possibilitem que seja devolvida ao meio ambiente.

Os passos para o funcionamento da fossa séptica iniciam-se no primeiro tanque, onde o material é depositado e sofre a decomposição por bactérias anaeróbicas no processo de decantação.
De acordo com o acúmulo do primeiro tanque, o líquido presente é canalizado para um segundo tanque e este líquido é direcionado a um filtro formado por brita 04 no meio filtrante. Após filtrado, o líquido cai em um terceiro tanque chamado sumidouro, onde é devolvido ao meio ambiente ou tratado com cloro.

É necessário cuidado na implantação da fossa séptica, pois, qualquer vazamento pode contaminar o lençol freático e a água de poços artesianos próximos, causando problemas à saúde humana, animal e vegetal, além de desabamentos e acidentes.

Após instalada, o ideal é contratar um laboratório de análises ambientais certificado com a ABNT ISO/IEC 17.025 para coleta de amostras na entrada e saída do sistema e fazer conferência de sua eficiência.

A fossa séptica está ligada diretamente com o meio ambiente. Por isso a importância de trabalhar com profissionais responsáveis e que prezam pela qualidade de seus produtos.

Rolar para cima
Olá, precisa de ajuda? Fale conosco.