Você é um engenheiro que busca formas de inovar, contribuindo para um planeta mais sustentável? Confira algumas dicas que podem ajudar na concepção de um projeto sustentável:

-Redução do consumo de energia
-Redução do consumo de água
-Aumento da absorção da água da chuva
-Redução do volume de lixo e maior facilidade de reciclagem
-Facilidade de limpeza e manutenção
-Utilização de material reciclado
-Aumento da durabilidade do edifício

Agora conheça algumas tecnologias criadas para auxiliar em seu projeto:

-Formas de metal: São utilizadas na montagem de casas ou prédios, inclusive parte elétrica e hidráulica, podendo finalizar a construção em 3 dias.
-Vidros e pedras na parede: Técnica do Oriente Médio, reduz a temperatura interna e diminui os custos com ar-condicionado.
-Tijolo ecológico: Feito de terra, água e cimento, é prensado até adquirir a consistência ideal, não precisa da etapa de queima e funciona por encaixe, economiza na mão de obra e instalações.
-Fachadas vivas: Projeto espanhol de concreto que não infiltra, nem prejudica os elementos estruturais da obra e reduz custos com energia.
-Cimento de bactérias: Técnica rápida e pouco agressiva, usa rejeitos e fica pronto em 3 horas.
-Torneira que gera a própria energia: Eletrônica, conta com uma microturbina que produz energia limpa.
-Grelha ecológica: Usada para escoamento de água em ralos, é feita de cana de açúcar, tem alta durabilidade e elimina CO2 da atmosfera.
-Isolante de lã: feito com lã de ovelha, o isolante gasta pouca energia na produção e o material não prejudica o meio ambiente.
-Hidrelétrica em caixa d’água: Utilizando a água que abastece os reservatórios de uma construção, reutiliza equipamentos como a bateria automotiva e gera 12 volts (V) de energia.

Conhece mais alguma tecnologia que possa ser utilizada na construção civil para contribuir com a preservação do meio ambiente? Deixe seu comentário.

Voltar