Utilizar técnicas de gestão de projetos na construção civil pode ser uma maneira simples e eficaz para melhorar a qualidade na obra. Possibilitando um maior controle e garantindo que a construção seja executada conforme planejada e especificada nas normas, contratos e memoriais.

Confira abaixo algumas dicas para otimizar os processos de gestão:

1- Escolha da metodologia e do escopo do projeto

Como cada obra tem suas peculiaridades e diferentes objetivos, o profissional responsável pela gestão de projetos na construção civil precisa escolher a melhor metodologia para cada caso. Para isso, será preciso determinar as características e recursos que a edificação a ser entregue deve ter para atender às reais necessidades dos clientes, possibilitando a maior qualidade e lucro possível.

2- Uso de dados de forma inteligente

Quanto mais dados forem coletados nas obras, melhor e mais ágil será a tomada de decisões por parte do gestor de projetos. Além disso, com uma solução que permita uma análise completa e rápida dos dados, será mais fácil para o gestor verificar quais são os processos que apresentam maiores ameaças e fraquezas.

3- Gerenciamento do cronograma e orçamento do projeto

É preciso analisar e comparar sempre que necessário aquilo que foi planejado e o que está sendo efetivamente realizado, dessa forma, sempre que imprevistos acontecerem, o gestor pode definir a melhor maneira de contornar a situação sem ter impactos significativos no orçamento de obras e no cronograma.

4- Adoção de softwares de gestão

Uma boa opção é contar com uma solução tecnológica que seja capaz de registrar, armazenar e processar grandes quantidades de dados de forma rápida e gerando resultados intuitivos. Além disso, para que os gestores possam manter uma boa comunicação e atualizar as informações diretamente do canteiro, os softwares oferecem mobilidade e acesso remoto.

Investir em uma boa gestão de projetos na construção civil é uma das melhores maneiras de garantir que uma obra seja concluída com todos os objetivos iniciais atingidos com os melhores resultados. Assim, possibilitando uma maior qualidade, gerando mais lucros para a empresa e uma melhor satisfação dos clientes.

Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo e continue acompanhando os posts no blog!

Voltar