Clientes cada vez mais exigentes com a qualidade e com prazos também fazem com que a produtividade seja uma necessidade real e cada vez mais presente nas empresas. Para a indústria da construção, otimizar a produtividade é indispensável para combater as dificuldades que o setor pode vir a se deparar.

Quer saber como impactar positivamente o desempenho dos seus colaboradores e garantir o uso inteligente de recursos? Leia as nossas dicas e guie sua empresa para o sucesso!

1 – Realize um bom planejamento

Uma gestão desorganizada pode ser a principal fonte de falta de produtividade na indústria da construção. Então, se você quiser assegurar aproveitamento máximo de recursos e evitar desperdícios, é importante ter um bom planejamento. Com isso, a obra poderá ser executada de maneira mais sistemática, priorizando os processos importantes, controlando os prazos e permitindo que o canteiro seja esquematizado para o trabalho fluir melhor.

2 – Invista na logística e layout do canteiro de obras

Em obras grandes, ou até naquelas de médio porte, é inviável que os operários tenham que andar longos caminhos para buscar materiais. Por isso, o planejamento do layout do canteiro de obras é muito importante. Com ele, conseguimos minimizar o tempo e a distância entre o estoque dos materiais, equipamentos e estações de trabalho.

3 – Dê importância à produtividade

Tempo é dinheiro, e por consequência quanto maior a produtividade, menor o tempo que uma obra levará para ficar pronta. Além disso, mais agilidade e assertividade na hora de executar os processos construtivos significa otimizar os recursos.

4 – Faça um controle de custos efetivo

Uma construção envolve um grande custo, desde os indiretos até os diretos. Alguns são mais simples de enxergar e fazer a gestão, como é o caso dos materiais de construção, mas existem também os gastos que não costumamos ver, como o tempo de ociosidade dos trabalhadores. Por isso, é preciso que o controle de custos seja embasado pelo apontamento das atividades, identificando o rendimento das equipes e o gasto com retrabalhos, locomoção pelo canteiro ou tempo desperdiçado.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia faz parte do dia a dia corporativo e se tornou uma ferramenta essencial na busca pelo aumento da produtividade. Dispositivos móveis e softwares de gestão de obras estão cada vez mais presentes em empresas que prezam pela produtividade máxima. O acesso rápido e fácil aos dados proporcionados por este tipo de software oferece uma visão ampla das obras e facilita a tomada de decisões.

Estes são alguns processos que otimizam o seu trabalho, garantindo um bom desempenho e produtividade na construção. Gostou das dicas e quer expandir seus conhecimentos no assunto? Continue acompanhando nosso blog!

Voltar