O que constitui um bom engenheiro não é apenas a capacidade de ser afiado nos cálculos. De forma mais imediata, e evidente, é preciso entender a fundo os conceitos da área em que se atua. Estar atento às novidades, mesmo que não diretamente relacionadas à engenharia, é igualmente fundamental. São informações que vão servir de inspiração e que podem acabar constituindo um diferencial para o profissional.

A razão para tanto é que no mercado de trabalho atual não basta ser muito bom naquilo que se faz. É necessário também investir em uma visão de mundo mais ampla. Veja a seguir 5 dicas de livros de engenharia que todo profissional da área precisa ler:

  1. Ética para Engenheiros – Arménio Rego e Jorge Braga.

O livro de Arménio Rego e Jorge Braga é relevante por apresentar diversos casos para reflexão. Trata-se de uma obra que discute temas para qualquer profissional da área. Afinal, não podemos esquecer que as decisões tomadas pelos engenheiros demandam uma responsabilidade ética constante.

  1. Oportunidades Disfarçadas – Carlos Domingos.

Este é um livro para ajudar o profissional a pensar “fora da caixa”. Com 200 casos reais de pessoas e empresas que transformaram as dificuldades em oportunidade, esta obra é uma verdadeira coletânea de ideias criativas.

  1. Como reduzir perdas nos canteiros – Ubiraci Espinelli Lemes.

Minimizar os desperdícios em um projeto é também uma tarefa a ser exercida pelo bom profissional de engenharia. Uma vez que seja implantada uma gestão sustentável e eficiente de insumos o resultado destes projetos será positivamente impactado. E não apenas no aspecto financeiro.

  1. Manual do Arquiteto Descalço – Johan Van Lengen.

A sustentabilidade é um dos temas e exigências mais importantes do século XXI. Nesta obra é tratado o tema da arquitetura sustentável e da bioconstrução. Trata-se de um estudo de como natureza e urbanização podem existir de forma integrada.

  1. Perdido em Marte – Andy Weir.

Se trata de uma obra que trabalha a busca de soluções criativas para problemas diversos. Apesar da extrapolação narrativa desta história ambientada em Marte, quando os problemas se apresentam engenheiros e astronautas da ficção vão utilizar as ferramentas mais importantes: conhecimento adquirido e criatividade.

Voltar