Os materiais de construção devem ser calculados partindo do princípio da área que será reformada. É preciso calcular o tamanho das paredes a serem construídas, áreas a serem pintadas ou revestidas, elementos estruturais, dentre outros.

Na prática, isso significa que a quantidade de material é determinada pela relação entre as dimensões do produto e a área a ser construída. Na hora de calcular, é importante saber que cada tipo de material tem sua particularidade. Por isso, é bom lembrar que o risco de perder materiais por quebra ou dano sempre existe; e para não correr o risco, e ficar com a obra paralisada por falta de material, é sempre bom acrescentar uma taxa de 10% além do previsto.

Tijolos

Os tijolos devem receber atenção especial, já que existem variações de tamanhos e modelos. O segredo é calcular a área como um todo. Calcule a metragem total, sem descontos de portas e janelas, e adicione 10% a mais para o caso de perdas.

Então, dessa forma, calcule altura x largura (levando em consideração o tipo e as dimensões do tijolo) para saber a quantidade a ser gasta por m² e o total necessário para sua reforma.

Pisos e revestimentos

Para calcular a quantidade de pisos e revestimentos, é preciso determinar a área da superfície a ser revestida. Consulte o rendimento de cada caixa, divida o número pela área em questão e você chegará a uma média de quanto vai precisar.

Também é importante ficar atento quanto às dimensões dos produtos. Para peças que medem até 15 cm, a margem de segurança é de 10%, enquanto para as peças com 30 cm ou mais, o acréscimo é de 15%. E não se esqueça de considerar as áreas de rejuntes.

Por precaução, é sempre bom ter mais de uma caixa do modelo escolhido, caso seja necessária alguma manutenção.

Tinta

Para descobrir quantas latas de tinta você vai precisar, é preciso determinar as dimensões da superfície a ser pintada. No geral, é só multiplicar a altura pelo comprimento. O número final obtido deve ser multiplicado pela quantidade de mãos recomendada pelo fabricante da tinta.

Mas lembre-se: o rendimento da tinta pode variar de acordo com a marca, tipo de tinta e a situação da superfície. Quanto mais porosa estiver a parede, mais tinta ela consumirá. Para esse tipo de situação, é recomendável considerar de 5 a 10% a mais de material. Na maioria dos casos (especialmente quando se trata de materiais de boa qualidade) galões de 3,6L são suficientes para cobrir uma área de 18m².

Parece difícil calcular material de construção, não é mesmo? Mas fique tranquilo! Hoje em dia existem diversas ferramentas digitais que possibilitam um cálculo com alta precisão para definir a quantidade de materiais que devem ser compradas para uma obra.

Desde softwares mais complexos voltados para engenheiros e profissionais da construção civil, até mesmo sites que oferecem uma interface intuitiva para o público geral que permite fazer previsões com bom nível de precisão. As funcionalidades dessas ferramentas permitem calcular os gastos de material para as mais diversas estruturas.

Agora que você já sabe calcular os materiais para a sua obra, é só ir às compras!

Voltar