Na hora de escolher o melhor material para sua estrutura, como vigas ou pilares, é preciso ter em vista qual é o mais adequado para cada situação. No caso do concreto, existem dois tipos amplamente utilizados: o concreto armado e o concreto protendido.

O concreto armado simples, também chamado apenas de concreto armado, é um material composto por concreto com armadura passiva, que é formada por barras de aço e colocada em seu interior. Ele pode ser moldado in loco, pré-fabricado ou pré-moldado.

Comparado com os demais tipos, o processo de execução do concreto armado é simples e, muitas vezes, mais barato. Isso, aliado à sua alta resistência mecânica, faz com que seja empregado em diversas obras.

O concreto protendido é similar ao armado, já que a sua matéria-prima base se une ao aço. A diferença é que, as barras passam por um processo de pré-alongamento, o qual é responsável por maximizar a sua resistência à esforços de tração e momento fletor. Contudo, apresenta a desvantagem de que a sua utilização possui maior complexidade e exige um projeto de construção e cálculos mais elaborados, além de mão de obra e equipamentos especializados.

Referência em artefatos de concreto, nós da Artefatos Confiança fabricamos peças de concreto armado mediante os mais rígidos testes, normas e processos

Fale já conosco e conheça nossos produtos

Voltar