Desde já agradeço,

 

Começo esse texto perguntando: Você já pensou em algo inovador e não conseguiu colocá-lo em prática? Isso foi considerado um fracasso ou lhe motivou ainda mais para solucionar e aperfeiçoar a técnica empregada? Nesses parágrafos iremos apresentar inovação e técnicas construtivas desenvolvidas pela Artefatos de Concreto Confiança e, de início, já lhe convido a pensar fora da “casinha”.

Hipoteticamente….

…pense nas possibilidades de construir a passagem de um local ao outro, ponto A até o ponto B. A grandiosidade de unir a terra firme a uma ilha, por exemplo, juntar dois povos, facilitar o transporte, permitir que qualquer um possa chegar lá. As inúmeras possibilidades são um dos fatores que encantam na profissão.

A melhor escolha pode ser uma ponte, correto? Seja ela estaiada, treliçada, com arcos, em balanço ou com vigas.  Há soluções e dependendo das condições de contorno, do nível de investimento e algumas variáveis a melhor decisão é tomada.

Se o custo for elevado, apenas uma tirolesa pode unir esses pontos, concorda? Ou uma balsa irá trasportar da terra até a ilha hipotética. Deseja mais investimento? Um barco a vela… Quer motor? De iate até transatlânticos podem servir para que se atenda ao demandado, mas será que é necessário?

Alguém pode dar a sugestão de um trampolim com um belo colchão de aterrizagem é a solução ideal ou, simplesmente, varias boias sobre a água para que se possa pular uma a uma até o destino final. As possibilidades são infinitas, a grande questão é encaixar a ideia correta no momento justo para o problema a ser solucionado ideal.

 

A Artefatos Confiança conseguiu desenvolver uma tampa de redução concêntrica que substitui o cone de redução excêntrico com as mesmas medidas de 600 mm normatizados para que um homem possa passar com os ombros, e assim conseguir atender a demanda de escavações em que a cota de entrada da tubulação apresenta muita perda de carga hidráulica. O sistema é simples e até com encaixe macho e fêmea de quaisquer medidas de chaminés de inspeção que tenham diâmetro 600 mm interno atendem ao que foi proposto quando lá em meados de 2019 um cliente de Rio Grande apareceu com esse X da questão. A ideia foi amadurecida, trabalhada, aperfeiçoada e nesse exato momento apresenta até alças de movimentação! Digo exato momento, pois o produto está em constante mudança e aprimoramento assim como todos nós temos que buscar a melhoria continua e ter sempre na mente o pensamento que uma ideia pode ser excelente mas mesmo assim, se as arestas forem aparadas, cada vez mais se chega próximo à perfeição.

 

Muito Obrigado.

Texto do engenheiro civil Paulo Henrique Passos da Artefatos Confiança

Voltar