Após a decisão de se realizar uma obra, os primeiros passos precisam estar bem claros para garantir uma construção sem imprevistos. Veja dicas do que fazer antes de iniciar de fato sua construção para evitar ao máximo dores de cabeça após seu início (quanto mais você se dedicar nesta etapa, menos custos extras você terá nos meses seguintes).

  1. Invista em bons projetos

É na fase de projeto que se busca antecipar problemas da obra e resolvê-los, evitando maiores custos e retrabalho.

  1. Antecipe aprovações legais

Serão necessários diversos documentos como Alvará de Projeto, Alvará de Execução, Projeto Arquitetônico e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Você deverá analisar a lista completa de documentos necessários de acordo com o Código de Obras da sua cidade, geralmente encontrado no site da prefeitura no setor de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

  1. Planeje sua obra

Sempre elabore seu planejamento junto com seu mestre de obras, ele vai agregar experiência e conhecimento da equipe. Alinhe-se também com sua mão de obra, para que todos os envolvidos estejam cientes do planejamento.

  1. Preveja seus custos

Mantenha sempre em mente os principais gastos de cada etapa da obra, dando uma atenção especial na hora de realizar estas cotações, uma boa pesquisa de preços pode fazer toda a diferença no valor final da sua obra.

  1. Organize seu sistema de compras

Pensar no seu sistema de compras antecipadamente vai lhe permitir uma obra mais tranquila e organizada. É importante estipular quem será responsável pelas suas cotações, se será você, seu engenheiro ou uma terceira pessoa, e de que forma elas serão realizadas.

 

Ter em mente esses 5 passos, vai facilitar (e muito!) a sua vida no decorrer da obra. O quanto antes você se preparar, menos imprevistos e despesas extras terá durante a construção.

Voltar